leonardo da vinci "é o cara"

 

Hoje é o dia de nascimento de um dos maiores gênios da criação divina.

Então me desculpem mas não dá pra falar pouco sobre ele. Se dele você só conhece a Mona Lisa, saiba que

 

LEONARDO DA VINCI  É O CARA

 

Nascido como filho ilegítimo de Piero da Vinci –  Vinci era uma região da Florença – seu nome completo de batismo era Leonardo di ser Piero da Vinci“. Morou com o pai e tornou-se um jovem instruído e sempre referido pelos estudiosos como dono de uma bela aparência de fartos cabelos louros e olhos claros, além de uma personalidade afável com o trato das pessoas. Como aprendiz no atelier de Verrocchio, Leonardo foi exposto desde cedo a uma vasta gama de técnicas, e teve a oportunidade de aprender desenho técnico, química, metalurgia, mecânica, carpintaria, a trabalhar com materiais como couro e metal, fazer moldes, além das técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura e modelagem.

Entre suas muitas realizações inclui-se até o preparo de carros alegóricos e desfiles para ocasiões especiais, e  planejamento de métodos de defesa de uma cidade a um ataque naval. Recebeu de Francisco I da França a encomenda de construir um leão mecânico, que pudesse caminhar para a frente, e abrir seu peito, revelando um ramalhete de lírios.

O desenho da Virgem, o Menino, Sant’Ana e São João Batista foi uma obra que conquistou tanta admiração que homens e mulheres, jovens e velhos vinham vê-la, em massa, como se estivessem frequentando um grande festival.

Embora costumem ser agrupados como os três gigantes do Alto Renascimento, Leonardo, Michelangelo e Rafael não pertenceram à mesma geração. Leonardo tinha vinte e três anos quando Michelangelo nasceu, e trinta e um no nascimento de Rafael.

Diversos autores especularam sobre os vários aspectos da personalidade de Leonardo: seu extraordinário poder de inventividade, sua “espetacular beleza física”, “graça infinita”, “grande força e generosidade”, “espírito régio e tremendo alcance mental”, a sua adoção de éticas e práticas pessoais, que podem ser ocasionadas de sua crescente admiração pela natureza e suas criaturas, como pode ser exemplificado por seu vegetarianismo e o hábito, descrito por Vasari, de comprar pássaros engaiolados e libertá-los.

Leonardo mantinha sua vida privada em segredo. Sua sexualidade foi alvo frequente de estudos, análises e especulações.

Suas pinturas ficaram famosas por uma série de qualidades que foram muito imitadas por estudantes e discutidas extensivamente por conhecedores, como as técnicas inovadoras que ele usou na aplicação da tinta, seu conhecimento detalhado de anatomia, luz, botânica e geologia, seu interesse na fisiognomonia e na maneira pelo qual os humanos registram emoções em suas expressões e gestos, seu uso inovador da forma humana em composições figurativas, e o uso da graduação sutil da tonalidade. Todas estas qualidades encontram-se reunidas em suas obras mais famosas, como a Mona Lisa, A Última Ceia e a Virgem dos Rochedos.

Da Vinci Vitruve Luc Viatour.jpgEntre seus desenhos mais famosos está o Homem Vitruviano, um estudo das proporções do corpo humano, que é tido como um ícone cultural, e foi reproduzido por todas as partes, desde o euro até camisetas.

Só se conhece um retrato masculino a óleo na sua obra.

O estudo de roupagens das personagens das obras são um dos marcos do seu percurso artístico, concebidos com uma primazia notável, Baseando-se em esculturas ou modelos de madeira ou terracota, cobertos por panejamentos e jóias – algo em voga, para não ter que pagar cortesãs para posarem para si – Leonardo desenvolveu as suas competências no desenho.

A importância do estudo a pena e tinta O Vale do Arno não se reflete só no fato de ter sido feito por Leonardo, mas sim, em figurar como um dos primeiros desenhos autónomos de paisagens de toda a História da Arte.

Sobre o seu costume de escrever invertido nas inscrições que fazia em suas obras e anotações, alguns historiadores e especialistas concluem que Leonardo gostava muito de distorcer coisas como em um quebra-cabeça. Muitos acham que era um código que protegia seus esboços contra espiões. Para outro, Leonardo da Vinci escrevia assim porque era canhoto e não queria borrar os textos que criava febrilmente. Já historiadores acreditam que esta escrita era um sinal de que Leonardo da Vinci tinha dislexia, pois escrevia de forma embaralhada e às vezes gostava de formar anagramas.

A Última Ceia foi aclamada como uma obra-prima do desenho e da caracterização, porém rapidamente deteriorouse, a tal ponto que, cem anos depois de seu término, foi considerada “completamente arruinada“. Apesar disso, a pintura continua a ser uma das obras de arte mais reproduzidas de todos os tempos, e incontáveis cópias suas são feitas corriqueiramente, das maneiras mais variadas – de tapetes a camafeus.

A pintura Mona Lisa é famosa principalmente pelo sorriso elusivo no rosto da retratada, e pela qualidade misteriosa, possivelmente provocada pelo fato de que o artista sombreou sutilmente os cantos de sua boca e olhos, para que a natureza exata do sorriso não pudesse ser determinada. Outra característica observada nesta obra é o vestido sem adornos (uma maneira de evitar que o espectador não tenha a sua atenção desviada dos olhos e das mãos da retratada), o cenário de fundo, dramático, no qual o mundo parece estar no estado de fluxo contínuo, com uma coloração controlada, e a natureza extremamente suave da técnica de pintura. O estado perfeito de conservação em que a pintura se encontra, e o fato de que não existem outros sinais de reparos relevantes ou pinturas sobrepostas é extremamente raro numa pintura desta idade. A identidade do modelo é motivo de controvérsias.

Leonardo teve uma estranha carreira, de não cumprimento de prazos, de encomendas inconcluídas ou mesmo jamais entregues, o que resultava em clientes insatisfeitos e frequentes cobranças.

Seus famosos cadernos com anotações e desenhos mostram uma enorme gama de interesses e preocupações, algumas tão banais como as listas de compras e as pessoas que lhe deviam dinheiro, e outras tão intrigantes como desenhos de asas e sapatos para caminhar sobre a água. Há composições de pinturas, estudos de detalhes e planejamentos, estudos de rostos e gestos, de animais, bebês, dissecações, estudo de plantas, formações rochosas, piscinas de hidromassagem, máquinas de guerra, helicópteros e arquitetura. São cerca de 13.000 páginas que fundem arte e filosofia natural, originalmente soltas, de diferentes tamanhos que, distribuídas após sua morte, encontraram caminho em coleções importantes.

Parece que a partir do conteúdo de seus diários estava planejando uma série de tratados que seriam publicados em uma variedade de assuntos. Ao longo de sua vida, planejou uma enciclopédia baseado em desenhos detalhados de tudo.

O Codex Leicester é a única grande obra científica de Leonardo em mãos privadas. É propriedade de Bill Gates e é exibido uma vez por ano em diferentes cidades pelo mundo.

Como um artista de sucesso, ele recebeu a permissão para dissecar cadáveres humanos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero.

Em carta , afirmou ser capaz de criar todos os tipos de máquinas, tanto para a proteção de uma cidade, quanto para o cerco. Produziu um desenho de uma ponte que nunca foi construída, mas a visão de Leonardo foi ressuscitada em 2001 quando uma ponte menor, baseada no projeto dele, foi construída na Noruega.

Em vida, a fama de Leonardo foi tamanha que o rei da França levou-o como um troféu, o mantendo na velhice, e o tinha preso nos braços quando morreu.

De acordo com o que pediu em seu testamento, sessenta mendigos seguiram o seu cortejo.

Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas.

Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

FRASES SOBRE LEONARDO DA VINCI

“De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência, possamos atingir o Céu”      Giorgio Vasari

“O mais belo desenho do mundo”       Bernard Berenson

“Ele foi um homem que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir.”       Sigmund Freud

FRASES DE LEONARDO DA VINCI

“Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas.”

A natureza benigna providenciou de modo que em qualquer parte você encontra algo para aprender.”

“As mãos e os braços, em todas as suas ações, devem exibir a intenção da mente que os move…”

Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.”

(texto adaptado de wikipedia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014. Designed by Agência EOS